23/05/2023 às 11h51min - Atualizada em 24/05/2023 às 00h01min

Atividade do comércio apresenta baixa de 0,4% em abril, aponta Serasa Experian

Essa foi a quarta queda consecutiva do ano; avanço foi registrado em apenas três segmentos

SALA DA NOTÍCIA Amélia Mirtilo
www.serasaexperian.com.br
Divulgação

Durante o mês de abril, a atividade no varejo físico brasileiro caiu 0,4% em relação a março, a quarta queda consecutiva do ano. Os dados são do Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. O economista da companhia, Luiz Rabi, avalia que a projeção para todo o ano de 2023 é de um ritmo lento na economia. “Temos observado oscilações mínimas, que podem ser consideradas uma estabilidade. A longo prazo, especialmente quando sentirmos melhora nos índices de inadimplência, isso refletirá positivamente no comércio, que deve alavancar a retomada econômica.”


 




O levantamento mostra ainda que, na variação mensal, o setor de Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas teve a maior expansão, essa de 1,4% em relação ao mês anterior, quando o índice marcou 0,4%. Em seguida ficaram “Móveis, Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Informática” (1,1%), e “Combustíveis e Lubrificantes” (0,8%). Com resultados negativos, estavam “Material de Construção” (-1,0%), “Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios” (-2,1%), e por fim, “Veículos, Motos e Peças” (-4,8%). Confira a análise completa por segmento no gráfico abaixo:

Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui

 

Metodologia
Para o levantamento do Nascimento de Empresas foi considerada a quantidade mensal de novas empresas registradas nas juntas comerciais de todas as Unidades Federativas do Brasil, bem como a apuração mensal dos CNPJs consultados pela primeira vez à base de dados da Serasa Experian.



 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.