21/06/2023 às 17h35min - Atualizada em 22/06/2023 às 00h01min

Dom Casmurro sob olhar multimídia da atual cultura brasileira 

No mês de aniversário de Machado de Assis, o premiado escritor Toni Brandão mostra elementos contemporâneos na obra Dom Casmurro: o Filme. Essa releitura será publicada em Portugal e nos Estados Unidos 

SALA DA NOTÍCIA Jô Ribes Comunicação
Jô Ribes Comunicação
Editora Melhoramentos

Um enredo em que amor, intriga, mistério, traição e ciúme envolvem um triângulo amoroso. São dois homens interessados em uma mulher, com enorme poder de sedução. Mas eles acabam também se relacionando. Adivinhou o nome da obra? Estamos falando de Dom Casmurro, obra publicada em 1899 por Machado de Assis, que fala sobre a confusão sentimental de Capitu, Bentinho e Escobar.

No mês de aniversário de nascimento do fundador da Academia Brasileira de Letras, Dom Casmurro, o Filme, do premiado escritor, roteirista e dramaturgo Toni Brandão, pela Editora Melhoramentos, coloca modernidade no clássico mais famoso da literatura brasileira. O livro mistura os diálogos dos personagens, fiéis à obra original, a elementos presentes em qualquer romance: mensagens por aplicativo, áudio, músicas, roteiros de filmes e muita dor de cotovelo (isso é atemporal). Será que existiriam perdão e permissão nos tempos de hoje?  
 

“Dom Casmurro está para o homem moderno da literatura brasileira como Hamlet está para Shakespeare. A dimensão é a mesma”, afirma Toni Brandão, autor que tem mais de 3 milhões de exemplares vendidos, de seus grandes sucessos editoriais. Brandão foi premiado no Festival de Berlim, ganhou o prêmio APCA e transita com facilidade pela linguagem do cinema, da internet, da TV e da literatura. 
 

E dentro do livro de Toni Brandão tem um filme: o diretor publicitário Neko Brutos decide produzir um longa, baseado no romance de Dom Casmurro. Ele reúne atores talentosos, que reproduzem o mais famoso triângulo amoroso da literatura brasileira.  
 

A atriz Bela Gilbert (Capitu) é famosa e bem-sucedida e se envolve com Tom Guerra (Bentinho), um ator problemático – e que se beneficia do sucesso da amada até nas redes sociais, já que, com o relacionamento, ele vê subir o engajamento e até o número de seguidores. 

 

O trio é formado por Guel Porto (Escobar), figura nebulosa, enigmática. O detalhe fica por conta do local de gravação do filme. É um casarão lindo e misterioso, que parece mesmo ter saído das páginas do romance Dom Casmurro. Os editores do longa percebem, nas cenas gravadas, presenças estranhas nos sets, o que o diretor Neko Brutus atribui à influência do Bruxo do Cosme Velho.
 

A obra de Toni Brandão é uma grande ousadia, que resulta num trabalho inesquecível. Nas páginas do livro ele coloca a tecnologia de forma atraente, o que faz com que o leitor não desgrude das páginas. Ele traz empoderamento feminino, detalhes das relações contemporâneas (afetivas e profissionais), racismo e mistério e referências de Shakespeare, Fernando Pessoa e Truman Capote. A história, na verdade, gira em torno do desejo. Tudo isso dentro do universo machadiano.
 

E tem mais novidades: a história cinematográfica que se passa dentro do livro Dom Casmurro, o Filme, vai para as telas do cinema e já foi apresentada no teatro. A vida imita a arte. Também recebe tradução para o inglês, com lançamento previsto nos Estados Unidos e em Portugal.


 

Ficha Técnica

Obra: Dom Casmurro, o Filme

Autor: Toni Brandão

Formato: 13,5 x 21 cm

Número de páginas: 256

Sugestão de Preço de Capa: R$ 49,00

Disponível também em e-book


Sobre o autor

Toni Brandão é autor multimídia, roteirista e dramaturgo, com projetos de sucesso na literatura, no teatro, na televisão, no cinema e na internet. Seus livros já ultrapassaram a marca de 3 milhões de exemplares vendidos. Ele já ganhou o prêmio APCA, entregue pela Associação Paulista de Críticos de Arte e foi premiado no Festival de Cinema de Berlim. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.