20/06/2023 às 13h30min - Atualizada em 21/06/2023 às 00h02min

Cinema: exibição gratuita de “Café, um Dedo de Prosa” em Leme

Narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, desenho animado conta a história do café, de um jeito leve e bem-humorado

SALA DA NOTÍCIA A2N Comunicacão
 

Presente no cotidiano de milhares de brasileiros, o café, além de ser uma das bebidas mais consumidas no país, é também parte importante da nossa história, em várias dimensões. É sobre isso que trata a animação "Café - Um dedo de prosa", que terá uma sessão especial em Leme (SP) no dia 20 de junho (terça-feira). O evento gratuito é no Anfiteatro Municipal "Prof.ª Salete Ap. Ciccone Marchi", localizado na Rua Major Arthur Franco Mourão 55, no centro de Leme.

“Café – Um dedo de prosa” é um desenho animado narrado por Vera Holtz e Wandi Doratiotto, dois amigos que se encontram numa cafeteria e travam um bate-papo informal e descontraído sobre a história do café, a bebida mais popular do país. O filme aborda, de maneira suave e divertida, os principais temas da história do café no Brasil, passando pelo seu descobrimento na África, a entrada no Brasil, escravidão, imigração e influência do café sobre a arte e cultura brasileira. Embora bem-humorado e repleto de músicas originais, o filme tem forte preocupação com o rigor e precisão dos fatos, baseados no livro "A História do Café", de Ana Luiza Martins.  A escolha do diretor, animador e roteirista, Mauricio Squarisi, foi manter em todo o filme a tradição do desenho em papel, à mão, que depois foi digitalizado e colorido no computador.

A sessão em Leme vai exibir a versão compacta do filme, de 40 minutos, e vai contar com a presença do diretor Maurício Squarisi, do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, para um bate-papo com o público, junto com parte da equipe de produção do longa-metragem e uma mostra de desenhos originais que aparecem na animação. 

Contemplado no Edital de licenciamento PROAC 12/2022, que permite a circulação do filme em cidades do interior paulista em 2023, ‘Café – um dedo de Prosa’ já passou este ano por cidades como Tatuí, terra natal de Vera Holtz, Santa Gertrudes, Jundiaí, Hortolândia e Araraquara.

O diretor e o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas

Maurício Squarisi nasceu em Campinas em 1958 e tem uma longa carreira no mundo da animação, como realizador de filmes e professor. No vasto currículo estão, além do longa-metragem Café – um dedo de Prosa, 20 curtas realizados como diretor, além de participação em dezenas de outros trabalhos como produtor, animador e colaborador.

Também é cartunista, e desde 1979 integra e dirige o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, ao lado de Wilson Lazaretti.  Rumo aos 50 anos de atuação e mais de 300 filmes produzidos, o Núcleo é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação. 

 

Serviço:

Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresenta:

Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em Leme/SP

Exibição do filme "Café - um dedo de prosa", exposição e bate-papo com diretor e equipe.

Data:  20 de junho (terça-feira)

Horário: 19h

Endereço: Anfiteatro Municipal "Prof.ª Salete Ap. Ciccone Marchi" - Rua Major Arthur Franco Mourão 55, Centro – Leme/SP

Grátis

 

Acompanhe o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas:

Blog: https://nucleodeanimacaodecampinas.blogspot.com/

Facebook: https://www.facebook.com/ncacampinas

Instagram: @ncacampinas

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/ncacampinas/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.