20/06/2023 às 18h58min - Atualizada em 21/06/2023 às 00h00min

Como a comunicação pode apoiar sua empresa no entendimento do novo perfil dos consumidores?

Hoje, os consumidores estão massivamente presentes no meio digital, ambiente no qual já possuem voz e protagonismo

SALA DA NOTÍCIA Camila Thomaz
Na última década, pôde-se observar um movimento de intensa aceleração tecnológica, e o decorrente desenvolvimento de novas ferramentas digitais acabou por transformar consideravelmente a atuação de empresas pertencentes aos mais diferentes segmentos da economia.

Nesse contexto, muitos negócios se viram, portanto, na necessidade de readequar – e, eventualmente, expandir – seus modelos de negócio, de forma que pudessem, assim, acompanhar as constantes mudanças no perfil do público consumidor.

Hoje, os consumidores estão massivamente presentes no meio digital, ambiente no qual já possuem voz e protagonismo – principalmente nas mídias sociais – e que lhes propicia uma vasta quantidade de informações sobre produtos e serviços que desejam comprar.

Ao mesmo tempo, essa presença pode ser de grande valor para as empresas, como um instrumento a ser utilizado para que se conheça mais profunda e detalhadamente sobre seu público-alvo, dentro de uma jornada para a conquista de novos clientes.

Um novo perfil

No cenário atual, ausentar-se do ambiente de consumo digital pode representar uma grande perda para as marcas.

E uma marca muito clara desse contexto, para além do avanço massificado das mídias sociais, envolve a consolidação do consumo no ambiente digital. De acordo com uma pesquisa realizada pela Octadesk, 61% dos brasileiros preferem fazer compras online a realizá-las em lojas físicas, e elencam como principais motivos a praticidade, promoções exclusivas, facilidade para comparar preços e maior variedade de produtos.

Outro dado interessante – que diz bastante sobre a mudança no comportamento de consumo das pessoas e o novo perfil dos consumidores – é o de que, durante o Natal do ano passado, 87% dos brasileiros fizeram uso do smartphone para obter informações sobre produtos de interesse. Ou seja: tendências como o mobile marketing pode ser uma chave para as estratégias comerciais das empresas.

Assim, levando-se em consideração a diversidade de caminhos do meio digital e a profusão de marcas nesse mercado extremamente competitivo, é possível afirmar que a mera presença das empresas no meio digital já não é mais suficiente.

É preciso criar estratégias objetivas que visem não só conhecer e entender efetivamente os desejos dos consumidores para fidelizá-los, mas também para se diferenciar, de fato, dos concorrentes no universo online.

Para isso, é necessário dialogar e criar pontes de comunicação com quem se encontra do outro lado da ponta.

Compreender, comunicar e conquistar

A partir das mudanças no comportamento dos consumidores, naturalmente se alterou também o relacionamento entre clientes e marcas.

Hoje, pode-se entender essa relação como algo mais profundo, por meio da qual as pessoas não buscam apenas comprar, mas também ter uma experiência marcante do início ao fim – ou seja, desde o momento em que é atraído por um produto ou serviço até o pós-compra, que pode ser decisivo para a fidelização de um cliente.

Para que essa relação prospere é preciso, primeiramente, compreender quem está do outro lado – onde estão e quais são seus desejos, preferências e anseios como consumidor.

Atualmente, muitas soluções e ferramentas digitais já permitem que as marcas conheçam melhor seu público, ponto necessário para a construção de estratégias assertivas de comunicação. Partindo de análises de comportamento de consumo, as marcas podem construir (ou reconstruir) uma persona representativa, etapa essencial para guiar eventuais ações que serão criadas.

Ainda, as empresas devem entender como se posicionar adequadamente e em quais plataformas devem estar presentes, principalmente com a ascensão de novos grupos consumidores – para se ter uma ideia, quase 40% da geração Z prefere realizar pesquisas no TikTok e no Instagram em vez do Google.

Estratégias de comunicação

Em busca da criação de um relacionamento mais profundo com seus clientes, uma estratégia já bastante utilizada pelas marcas é o marketing de conteúdo. Isso porque o consumidor moderno já é nativo digital, usuário frequente de tecnologia e, conforme apontado anteriormente, busca informação qualificada para realizar suas compras.

Na comunicação com esse público é crucial também que as empresas estruturem uma estratégia eficiente, que passe uma mensagem de propósito e valores, de modo a se diferenciar e construir, assim, relacionamentos empáticos e humanizados.

Além disso, é por meio do conteúdo de qualidade e das estratégias de comunicação assertivas – desenvolvidas com método, indicadores e a partir do trabalho de equipes e agências especializadas – que as marcas podem explorar, por exemplo, aspectos de interatividade e as possibilidades que se abrem com o avanço da tecnologia, tornando-se, assim, memoráveis na mente do consumidor.

Por fim, mas não menos importante: converse com o seu público. Estratégias de comunicação devem sempre buscar a criação de conexão com as pessoas, estabelecendo um cenário no qual as duas partes possam dialogar. Hoje, 90% dos consumidores querem falar com as empresas por mensagem, principalmente para buscar informações.

Dessa forma, fica claro que a conquista de clientes vai muito além da qualidade e preço dos produtos. No atual contexto, as marcas devem oferecer soluções para as demandas dos consumidores, que esperam uma experiência personalizada, humanizada e empática.

Para que isso seja e continue sendo possível, ações de comunicação bem estruturadas são um ponto-chave para ligar dois mundos (mercado e consumidores) em intensa transformação e em constante busca por respostas.

*Camila Thomaz é Diretora Comercial da IDEIACOMM
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.