22/05/2023 às 17h34min - Atualizada em 24/05/2023 às 00h00min

Projeto "Tá Ligad@?" aborda temas sociais por meio de teatro para adolescentes em São Sebastião do Paraíso

As unidades de saúde recebem, entre os dias 22 e 26 de maio, as apresentações gratuitas, que abordam assuntos como bullying, saúde mental e gravidez não planejada

SALA DA NOTÍCIA Da redação
João Roncatto

Para incentivar os adolescentes a refletirem sobre temas sociais como bullying, saúde mental, prevenção de ISTs e gravidez não planejada, chega à cidade de São Sebastião do Paraíso (MG) o projeto “Tá Ligad@”. As apresentações acontecem na USF João Silva, UBS São Sebastião, USF Dr. Urias Soares de Moraes e Ambulatório de Especialidades Santa Maria. Os locais e horários das sessões podem ser encontrados abaixo. A peça é totalmente gratuita e aberta ao público.

 

O projeto “Tá Ligad@?” consiste em intervenções apresentadas no formato de Esquetes de Teatro, Musical Curto, Talk Show e Comédia Atrapalhada, com brincadeiras, entrevistas improvisadas e jogos de perguntas e respostas. As ações são totalmente participativas e usam música e criatividade para interagir com a plateia, abordando assuntos importantes de forma lúdica e educativa.

 

Para isso, as apresentações, com duração de 30 minutos cada, têm a presença de quatro palhaços que buscam levar risos e conhecimento para os jovens por meio de temas relacionados ao cotidiano.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada dia, são diagnosticados mais de 1 milhão de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos, o que acaba representando 376 milhões de novos casos de infecções por ano.

 

Assim, o projeto “Tá Ligad@” tem como propósito conversar com os jovens sobre diversos assuntos, além de ISTs, instruindo sobre situações como saúde mental e gravidez precoce. De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde, em 2020 ocorreram cerca de 380 mil partos de mães com até 19 anos de idade, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil. 

 

Até o momento, o Projeto “Tá Ligad@?” já passou por 45 locais como Porto Ferreira (SP), Barueri (SP), Santana de Parnaíba (SP), Mogi das Cruzes (SP), Carapicuíba (SP), Araras (SP), Jundiaí (SP), São Francisco do Sul (SC), Belo Horizonte (MG), Itaúna (MG), Piracema (MG), Desterro de Entre Rios (MG), Congonhas (MG), Florianópolis (SC), São José (SC), Içara (SC), Caxias do Sul (RS) e Navegantes (SC), beneficiando mais de 5.700 pessoas.

O projeto “Tá Ligad@?” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Ricardo Martins e apoio da Komedi, e na cidade de São Sebastião do Paraíso conta com o patrocínio da Viveo.

 

Viveo, ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. A Viveo tem o propósito de cuidar de cada vida e a missão de simplificar o setor de saúde e democratizar o acesso à saúde por meio do suporte e manutenção em cada elo desta cadeia.

 

Sobre a Viveo: Somos um ecossistema de produtos e serviços para o setor da saúde. Com empresas especializadas em cada elo da cadeia, desde a fabricação até a entrega ao paciente, temos a missão de simplificar o mercado ofertando soluções ágeis, confiáveis e inovadoras. Acreditamos que cada vida importa e queremos estar presentes na vida de cada brasileiro. Nosso grupo também é feito de pessoas e marcas distribuídas em todo território nacional.

 

Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Viveo. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

 

Serviço:

“Tá Ligad@?” em São Sebastião do Paraíso - MG
Datas, horários e locais:

22 de maio - 09h00, 10h30 e 11h30

USF João Silva (Alvorada)

Rua Miguel Gonçalves dos Santos, 350 - Jardim Itamaraty

 

23 de maio - 09h00, 10h30 e 11h30

UBS São Sebastião (CAIC II e CAIC III)

Avenida Vereador Alfredo Campolongo, 188 - Parque Sao Judas Tadeu

 

24 de maio - 09h00, 10h30 e 11h30

USF Dr. Urias Soares de Moraes (USF João XXIII)

Rua Francisco Quintino, 181 - Vila São Pedro

 

26 de maio - 13h00, 14h30 e 15h30

Ambulatório de Especialidades Santa Maria

Rua Avenida Wenceslau Braz, 1362 – Vila Formosa


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.