15/06/2023 às 20h54min - Atualizada em 19/06/2023 às 00h01min

Grupo Jardim da Saudade inaugura, em Pinhais/PR, uma das maiores obras de arte do Brasil

Memorial A Sua Presença possui mais de 150 metros de comprimento e tem como intuito preservar a trajetória e a memória das pessoas que partiram

SALA DA NOTÍCIA Jana Fogaça
www.vempradescomplica.com.br
Divulgação
Conhecidos por serem locais que preservam a memória das pessoas que já partiram, os cemitérios costumam ser sinônimo de tristeza, no entanto, o Grupo Jardim da Saudade, um dos maiores grupos do segmento funerário do País, tem convertido tristeza em boas lembranças e acolhimento.
“Sabemos que o luto é um processo doloroso e que varia muito entre as pessoas na forma como é sentido, vivido e praticado, por isso, procuramos enaltecer a vida dos que partiram, de forma que sejam sempre celebrados com alegria e boas recordações”, diz a Diretora Executiva do Grupo Jardim da Saudade, Bruna Miranda.
Com o propósito de contar histórias destacando a trajetória das pessoas amada e que já partiram, o Grupo inaugura em Pinhais, no próximo sábado, dia 17 de junho, uma das maiores esculturas já construídas em cemitérios no Brasil. Composta por dois módulos, o Memorial A Sua Presença possui, em seu primeiro módulo, um caminho de 98 metros lineares em pedriscos em duas tonalidades, ouro e vermelho, com figuras humanas com até 2,40m em aço. Já no segundo módulo, se ergue uma parede de aço com 60 metros de comprimento, com figuras recortadas cuja altura varia entre 3,51 até 4,18, retratando momentos do dia a dia.
Idealizado pelo escritório de arquitetura Crisa Santos Coletivo + Arquitetas, especialista em arquitetura do acolhimento, o pedido do Grupo Jardim da Saudade foi, para ela, um presente.
“Este projeto foi um presente, pois aguça os sentimentos, a transformação do luto. O seu propósito foi o de rememorar. O memorial A Sua Presença conta histórias, retrata momentos do cotidiano, simples, como andar de bicicleta, se balançar, sentar-se em um banco com quem se ama, ganhar uma flor. Pequenos atos que se tornam grandes e faltantes quando nasce a saudade de alguém que partiu”, conta Crisa.
O memorial é composto por diversas figuras, recortadas em metal e que representam atos do dia a dia. O módulo um, ao fundir-se ao módulo dois, representa a ausência e a presença.
“Os dois atos se intercalam na presença e na ausência, enquanto em um as figuras estão presentes pelo caminho, no outro elas são o vazio, mas se fazem presentes em linhas marcadas nessa grande muralha”, destaca Crisa.
“São 41 chapas cortadas a laser e que, em seguida, foram colocadas no local, muitas vezes com o uso de Caminhão Munck”, detalha a arquiteta.
O memorial conta ainda com o poema de Mário Quintana, A Presença, em seus dois módulos.


Acolhimento ao enlutado
Em mais de seus 50 anos de história, o Grupo Jardim da Saudade manifesta a preocupação e o apoio ao enlutado de diversas maneiras.
“Em toda a nossa trajetória, sempre nos preocupamos com todo o processo que envolve a perda de alguém. O Memorial A Presença é mais uma demonstração dessa preocupação. Ele conta com a leveza e a delicadeza de momentos cotidianos, que alegram nosso coração quando lembramos tê-los vivenciado juntamente com pessoas que já deixaram o nosso convívio.  Ele é uma forma de expressarmos sensibilidade, e acolhemos as pessoas em luto. Além de trazer conforto para aqueles que estão visitando seus entes queridos. Uma homenagem e celebração a vida, ao amor e a memória. Sem dúvidas um elemento marcante na trajetória do Grupo Jardim da Saudade”, conclui Bruna.

Inauguração
Para a inauguração do Memorial A Sua Presença, o Grupo preparou uma tarde com atividades abertas ao público, incluindo uma missa especial. Confira:
14h – Atrações infantis
15h – Apresentação da Orquestra de Câmara
16h – Missa especial de homenagem
Local: Cemitério Jardim da Saudade – Pinhais/PR – Endereço: Avenida Maringá, 3.300

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 007 0001 ou pelo site http://www.jardimdasaudade.com e pela página oficial do Grupo Jardim da Saudade no Facebook www.facebook.com/grupojardimdasaudade

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.