10/06/2024 às 20h15min - Atualizada em 11/06/2024 às 00h00min

Farmácias de Manipulação mantém operação de guerra para atender pacientes em hospitais no RS

Viveo reestruturou operação em Belo Horizonte e Brasília, e mantém operação excepcional dentro do hospital das Clínicas de Porto Alegre para garantir bolsas de nutrição parenteral para pacientes adultos e recém-nascidos com comorbidades complexas no RS

FSB COMUNICAçãO
https://www.viveo.com.br/
Foto: GettyImages
Mais de 240 pacientes, em sua maioria recém-nascidos internados em UTIs nos hospitais de Porto Alegre e interior do estado RS, dependem da nutrição parenteral (intravenosa). Em ambiente “normal”, as dietas são prescritas diariamente, de forma personalizada para cada paciente, e produzida pela LIFE, uma empresa Viveo. Diante do cenário atual no Estado do Rio Grande do Sul, para garantir o abastecimento, desde o início de maio, a Viveo montou uma complexa operação de produção e distribuição das bolsas de nutrição.

Por causa da inundação, inédita na planta, pela primeira a LIFE parou sua operação e produção. A farmácia de manipulação LIFE está numa região próxima ao aeroporto de Porto Alegre, que nunca havia sido alagada. Por isso, a empresa teve que reestruturar rapidamente sua operação, no sentido de trazer solução para atender às necessidades diárias desses pacientes, garantindo o fornecimento de nutrição parenteral. Graças ao ecossistema da Viveo foi possível que a produção das bolsas de nutrição parenteral fosse absorvida por outras unidades da Companhia localizadas em Belo Horizonte (Minas Gerais) e Brasília. A expectativa é que parte da produção seja retomada na segunda-feira, dia 24.

“Nós tivemos que começar a produzir uma fórmula padrão, segura, e que nos dá uma estabilidade de até cinco dias, seguindo todos os requisitos técnicos", explica Luiz Silva, Vice-Presidente de Operações.

O executivo explica que a nutrição, até então produzida em Porto Alegre, e que agora está sendo produzida em Minas Gerais ou Brasília, é transportada por companhias aéreas até Florianópolis, e levada de carro até a capital gaúcha. “Estamos levando de 8 a 12 horas de Florianópolis para Porto Alegre, temos que fazer rotas alternativas para conseguir entregar as bolsas de nutrição aos bebês neonatais, e aos demais pacientes, que estão nos hospitais.”

A personalização é feita de acordo com protocolo do hospital e prescrição médica. “Nós entendemos a necessidade e adaptamos de forma que os pacientes sejam atendidos de forma segura e eficaz. Nosso diferencial é entregar a fórmula manipulada individualizada. Devido ao grau de complexidade desse tipo de nutrição, as soluções empregadas evitam desperdícios, eliminam os riscos ocasionados pela manipulação em ambiente não controlado e garantem, precisamente, a administração da concentração prescrita, por meio de rigorosos padrões de processo produtivo e de controle de qualidade”, ressalta Luiz Silva.

Funcionários do Rio Grande do Sul que foram para Belo Horizonte para apoiar o plano de contingência de outras linhas de soluções estéreis. “Os funcionários da LIFE vieram reforçar a equipe e ajudar na manutenção do atendimento 24 horas, 7 dias por semana”, conta Wander Campos, Diretor de Operações das Farmácias de Manipulação Viveo. “Vimos a necessidade de trazer os funcionários de lá para que a nossa planta funcionasse por mais tempo e garantindo, assim, que os pacientes do Rio Grande do Sul e outras regiões do Brasil continuassem a ser atendidos, mesmo nesse momento de crise" - destaca Wander Campos.

A Viveo está movimentando sua estrutura operacional e logística para garantir abastecimento no Rio Grande do Sul, implementando e adaptando operações em tempo recorde para manter a região abastecida.



Sobre a Viveo
A Viveo é um ecossistema que reúne empresas especialistas que atuam desde a fabricação de produtos e distribuição de materiais e medicamentos até a gestão de estoque e serviços para seus clientes e consumidores finais. A Viveo tem o propósito de cuidar de cada vida e a missão de simplificar o setor da saúde e democratizar o acesso por meio do suporte e manutenção em cada elo desta cadeia. É composta pelas empresas: Mafra (unificação das empresas Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno 4, PHD Produtos Hospitalares, Medcare e Expressa), Tecnocold Vacinas, Prevena, Cremer, Flexicotton, FW, Daviso, Heathlog, Mafra Especialidades (unificação das empresas Cirúrgica Mafra, Arpmed e Ative), Humania (unificação AzimuteMed e Integra), Boxifarma, Far.me,  Famap, Life, Nutrifica e Pro Infusion e dona das marcas Embramed, Cremer, Topz, Bellacotton, Salvelox, Piquitucho e FeelClean
 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RENATA OLIVEIRA NASCIMENTO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.