29/05/2024 às 11h49min - Atualizada em 31/05/2024 às 00h01min

Importações de Whey crescem 176%, aponta análise da Vixtra

Com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior, a fintech de crédito para importadores destaca a alta demanda nacional como fator determinante para o crescimento de importações

Mylena Quintao
Freepik

O mercado de proteínas suplementares apresentou um crescimento expressivo nos últimos anos, com as importações de Whey registrando um aumento de 176% nos últimos quatro anos - de 2019 a 2023, segundo dados disponibilizados pela Secretaria de Comércio Exterior. Para Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, fintech especializada em financiamento e soluções para importadores, os dados revelam uma resposta à alta demanda e menores preços no mercado.

De acordo com os dados, em 2023 as importações do produto registraram o menor crescimento em valor financeiro no período analisado, de cerca de 4%. No entanto, quando analisado as importações de Whey em peso, o crescimento foi de 63% no último ano, o que é explicado pela queda no preço do produto no mercado internacional. No total, em 2023, foram importados 12 mil toneladas por um valor total de US$ 96,2 milhões. Um ano antes, houve um aumento considerável nos preços. No período, que compreende o ano de 2022, foram importados 7,6 mil toneladas a um custo total de US$ 92,7 milhões. 

Importação em valores. (Gráfico: Vixtra) 

Importação em peso. (Gráfico: Vixtra) 

Leonardo Baltieri, co-CEO da Vixtra, esclarece que o recente aumento significativo nas importações pode ser atribuído a uma combinação de fatores. “Primeiramente, a forte demanda interna por esses produtos impulsionou a necessidade de recorrer a fornecedores internacionais para atender às necessidades do mercado local. Além disso, os preços mais atrativos oferecidos por alguns desses fornecedores também desempenharam um papel crucial, tornando as importações uma opção mais viável em comparação com a produção interna ou com fornecedores tradicionais”, explica. 

Outro fator que ajuda a explicar esse aumento é a crescente preocupação do público com saúde e bem-estar, de forma geral. A adoção de novos hábitos alimentares mais saudáveis, bem como uma rotina de exercícios físicos regulares virou tendência e tem atraído cada vez mais adeptos. Com isso, a busca por uma suplementação adequada para otimizar os resultados almejados tornou-se ainda mais necessária. 

Os Estados Unidos lideram como principal origem das importações de Whey, representando 60,4% do total, seguidos pela Argentina com 26%, Alemanha com 6,8%, Dinamarca com 4,4% e Holanda com 2,3%. Esses cinco países juntos correspondem a 99.8% das importações, demonstrando a concentração da cadeia de suprimentos deste produto.

Principais países exportadores. (Gráfico: Vixtra) 

Ao analisar os estados brasileiros que mais contribuíram para as importações de Whey, Santa Catarina desponta como líder, respondendo por 57,5% do valor total importado, seguido por São Paulo com 35,2%, Minas Gerais com 4,2%, Paraná com 1,6% e Espírito Santo com 1,5%.

“Acreditamos que as importações deverão seguir crescendo pelos próximos meses, com as empresas aproveitando condições mais acessíveis no mercado externo para ampliar suas vendas e estoques. Nós, da Vixtra, oferecemos uma modalidade de crédito inédita no mercado, utilizando a própria carga em trânsito como garantia, para que elas consigam realizar suas operações sem afetar outras linhas de crédito e fortalecerem seus negócios como um todo, ampliando seu capital de giro e flexibilidade financeira, fundamental, principalmente para pequenos e médios importadores”, conclui. 

Sobre a Vixtra

A Vixtra é a primeira Fintech especializada em crédito para empresas com negócios baseados em Importação. Oferecemos soluções financeiras de crédito, financiamento e câmbio, assim como soluções tecnológicas que facilitam, simplificam e unificam em uma única plataforma. A Vixtra é composta por especialistas em finanças, tecnologia e importação dedicados a ajudar importadores a fazerem melhores negócios, ter acesso a crédito suplementar e gerir com maior eficiência as suas importações.

O Crédito Rotativo Vixtra, por exemplo, é um modelo de crédito exclusivo e inovador onde qualquer importador que tenha mercadorias em trânsito, pode ampliar seu capital de giro  usando sua carga como garantia. Com o Financiamento para Importação Vixtra, você capta dinheiro com a Vixtra para pagar antecipadamente o seu fornecedor internacional, ganha tempo para girar seu estoque sem impactar suas outras linhas de crédito. Sem custos de IOF, em moeda local e sem afetar sua posição no Sisbacen. 


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
MYLENA VITORIA QUINTAO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.