29/05/2024 às 10h38min - Atualizada em 30/05/2024 às 00h01min

Ansiedade no trabalho é um tópico a ser discutido

Como lidar com as ansiedades no trabalho e no dia a dia

TODA COMUNICAçãO
Luti Cristóforo
 
Os finais de semana são momentos de descanso e relaxamento para aliviar os esforços do trabalhador, porém muitos não conseguem relaxar pois suas mentes estão eternamente presas no futuro, na ansiedade do próprio trabalho. Controlar esse sentimento é um desafio, mas não impossível, mesmo para aqueles que convivem com sintomas ansiosos há muito tempo. Muitas vezes nem percebemos que estamos lidando com a ansiedade e enfrentamos dificuldades para acalmar a inquietação que nos consome.
 
"Existem diversos fatores relacionados à vida profissional que podem causar ou aumentar o problema. O medo de cometer erros, o perfeccionismo, a falta de confiança nas interações com os outros e a dificuldade em lidar com o estresse do dia a dia são preocupações comuns entre os profissionais", diz o psicólogo Luti Christóforo.
 
Com o passar do tempo, essas preocupações podem começar a prejudicar a carreira. Nossa concentração fica debilitada, nossos pensamentos vagueiam e trazem questões relacionadas e não relacionadas à vida profissional, atropelando uns aos outros. Em algumas situações, esses pensamentos podem se intensificar e criar cenários catastróficos antes mesmo de algo acontecer.
 
"A preocupação excessiva também reflete no corpo físico, causando aceleração dos batimentos cardíacos, hiperventilação, enxaquecas e tremores pelo corpo, entre outros sintomas. Tanto os sintomas físicos quanto os psicológicos da ansiedade podem afetar negativamente a performance profissional, levando à diminuição da produtividade, aumento do absenteísmo, dificuldade em lidar com as demandas diárias, desmotivação crônica e insatisfação no trabalho", diz Luti Christóforo.
 
Além disso, a ansiedade pode evoluir para condições de saúde mental mais graves, como a síndrome do pânico, o transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e a síndrome de burnout, levando ao afastamento do profissional. É importante ressaltar que a ansiedade no trabalho pode ter diversas origens e cada indivíduo reage de maneira diferente. O que causa ansiedade em uma pessoa pode não afetar outra da mesma forma.
 
"E não devemos desmerecer as inseguranças e nervosismo de alguém, pois cada um lida com a ansiedade de maneira única. Enquanto alguns profissionais ficam ansiosos em momentos específicos como ao apresentar um projeto ou conduzir uma reunião, outros sofrem de transtornos de ansiedade e convivem com os sintomas o tempo todo", ressalta o especialista.
 
E essa situação não começa do nada. Ela pode ser despertada por ações como cobranças excessivas, ambiente opressivo, insegurança, convivência com clientes exigentes, estresse, conflitos constantes com colegas, acúmulo de funções, baixa autoestima, má gestão das expectativas, problemas familiares e falta de recursos para executar o trabalho.
 
É importante destacar que nem todos esses fatores estão relacionados diretamente ao ambiente de trabalho. Muitas vezes a ansiedade surge de conflitos internos do próprio profissional ou de problemas familiares, afetando negativamente seu desempenho.
 
Lidar com esses sintomas é um desafio. Muitos profissionais passam a temer os sintomas ansiosos e ficam ainda mais apreensivos ao saber que vão enfrentar uma situação que desperta esse desconforto emocional. É importante buscar ajuda profissional caso esteja com dificuldades para lidar com a ansiedade no trabalho. A psicoterapia pode ajudar a entender e superar a Ansiedade.
 
Serviço:
Luti Christóforo
Psicólogo clínico com especialização em psicologia analítica.
WhatsApp: (41) 99809-8887
Instagram: @luti_psicologo

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERONICA LETICIA PACHECO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.