28/05/2024 às 12h41min - Atualizada em 30/05/2024 às 00h00min

A necessidade de um plano ESG para PMEs

Como um plano ESG pode alavancar sua empresa

TODA COMUNICAçãO
Impactability
 
O conceito de ESG (Environmental, Social, and Governance - Ambiental, Social e Governança) está cada vez mais no centro das preocupações corporativas, as afetando não apenas economicamente mas sim como são percebidas e avaliadas no mercado. Pois o ESG não destaca apenas a importância da sustentabilidade e responsabilidade social, mas também enfatiza a transparência e ética na gestão empresarial.
 
Para entender um pouco melhor pedimos ajuda ao Glaico Gundim Head de ESG da Impactability que diz. "O "E" é o aspecto ambiental, que impulsiona as organizações a adotarem práticas que minimizem seu impacto no meio ambiente, como a gestão eficiente dos recursos naturais e a redução da emissão de poluentes. O "S" é o âmbito social, crucial na forma como a empresa se relaciona com seus colaboradores, clientes e comunidade, promovendo a igualdade, inclusão e respeito aos direitos humanos. Já o "G" de governança, destaca a transparência, ética e integridade nos processos decisórios da empresa."
 
Por uma questão lógica de cuidar do seu planeta e sociedade muitas empresas têm sido pressionadas a integrarem os critérios ESG em suas estratégias e práticas. Porém poucas sabem como iniciar nesse processo de mudança, para isso algumas empresas criam planos para guiar outros empresários e empreendedores por um caminho correto e eficiente, como a Impactability por exemplo com seu plano de iniciação ESG First Steps.
 
Para as PMEs interessadas em começar um plano ESG, o Planos como o ESG First Steps traz diversas vantagens. "Fornecemos um relatório completo sobre o estágio de maturidade ESG da empresa, orientação estratégica, sugestões de iniciativas e feedback personalizado feito por nossos especialistas", diz Glaico Gundim.
 
Além de melhorar a reputação da empresa, a adoção desses critérios atrai e retém talentos, clientes e investidores que valorizam práticas éticas e sustentáveis. O estudo “Tendências de RH 2023” elaborado pela Korn Ferry na metade de 2023 com a participação de 625 empresas em países da América Latina indicou que 75% das empresas participantes da pesquisa planejam adotar as práticas ESG entre os próximos 12 a 18 meses, uma das possíveis motivações dessa adoção é o visível melhor desempenho ao longo do tempo de empresas com boa gestão socioambiental, pois recebem um retorno em forma de reputação e possíveis investidores.
 
Mas para iniciar um plano ESG, é crucial compreender sua importância e impacto nos negócios, realizar uma análise de maturidade, definir metas alinhadas aos princípios ESG e envolver os colaboradores e stakeholders.
 
Em resumo, as empresas precisam de um plano ESG para se adaptarem ao mercado, demonstrarem responsabilidade social e ambiental, atrair investidores e garantir sua sustentabilidade. Com a ajuda de planos externos é possível oferecer direcionamento estratégico para as PMEs que desejam iniciar nesse caminho
 
Serviço: Impactability
Glaico Gundim
Head de ESG da Impactability
41 99968-9378
@impactability.hub
https://www.linkedin.com/in/glaico?originalSubdomain=br
www.impactability.com.br

 

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
VERONICA LETICIA PACHECO
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.