25/05/2024 às 03h21min - Atualizada em 28/05/2024 às 00h00min

Projeto que une arte e inovação para promover reflexão sobre sustentabilidade junto aos jovens acontece nos dias 27 e 28 de maio em Santa Juliana (MG)

A iniciativa “Arte de Inovar com Maratona de Inovação”, patrocinada pela BP Bunge Bioenergia e desenvolvida pela Loa Produções Culturais com o Ministério da Cultura, realiza programação com alunos da Escola Estadual Santa Juliana de Santa Juliana (MG)

Ricardo Gonçalves
Loa Produções Culturais

Santa Juliana (MG), maio de 2024 – O projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade” chega a Santa Juliana (MG) na próxima segunda e terça-feira, dias 27 e 28 de maio, com uma programação voltada aos alunos da Escola Estadual Santa Juliana no município de Santa Juliana (MG). O projeto, que visa fomentar o pensamento criativo, inovador, além de estimular a conscientização ambiental junto ao público jovem, é um patrocínio da BP Bunge Bioenergia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Loa Produções Culturais e o Ministério da Cultura. 

“A BP Bunge Bioenergia apoia diversos projetos de educação, esporte e cultura que geram impacto social positivo nas comunidades em que atuamos, como é o caso de Santa Juliana. Com este projeto, estamos colaborando com o estímulo à criatividade, à inovação e com o crescimento da conscientização ambiental, questões que consideramos de extrema importância para a formação da juventude”, comenta Mara Pinheiro, diretora de comunicação, relações institucionais e ESG da companhia. Por meio das leis de incentivos, a companhia já investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 8 milhões que já impactaram mais de 24 mil pessoas.

A iniciativa, que tem foco em criar uma sinergia entre os conceitos de arte e inovação para trazer reflexões sobre os desafios relacionados à sustentabilidade, apresenta na primeira parte do evento o espetáculo teatral Água à Vista, cujo roteiro aborda questões relacionadas à escassez de água. Na sequência, os espectadores são convidados a participar de uma competição de ideias (o chamado hackathon), durante a qual têm a oportunidade de se colocarem como protagonistas no desenvolvimento de soluções voltadas à preservação do planeta, e ainda são estimulados a pensar em ações efetivas para questões reais enfrentadas na sociedade. 

O diretor de projetos culturais, Wellington Sacheti descreve a dinâmica do evento, que se divide em três fases: “Arte”, “Criatividade” e “Inovação”. “Os participantes, chamados de ‘tripulantes’, serão provocados a fazer reflexões depois de assistir a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista, que aborda questões sociais importantes como o desafio de se viver em um planeta com escassez de recursos hidricos”, explica o facilitador.

As ideias sugeridas pelos estudantes serão apresentadas a um grupo de jurados e às três de maior destaque serão concedidos um certificado de reconhecimento. Além disso, todos os participantes receberão certificado de participação, além de um kit contendo uma revista educativa com informações sobre inovação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e Habilidades do Futuro delineadas pelo Fórum Econômico Mundial.

Vale pontuar ainda que o projeto movimenta diversas entidades locais ao convidar parceiros regionais, como empresas, organizações e instituições para se unirem à ação por meio da oferta de mentorias, por exemplo.

A CEO da Loa Produções Culturais, Andréia Nunes, destaca a singularidade do evento, que une arte, cultura e inovação em um projeto pioneiro no Brasil. “É um evento de grande impacto e que movimenta o ecossistema de inovação, tecnologia e negócios”, destaca.

A perspectiva é que a iniciativa chegue, em 2024, a cinco estados brasileiros, impactando cerca de 3.500 pessoas.

SERVIÇO - O evento Arte de Inovar com Maratona de Inovação - Edição Sustentabilidade acontece no dia 27 de maio, às 10h, com a apresentação do espetáculo teatral Água à Vista e, no dia 28, das 10h às 12h, serão realizadas as dinâmicas e oficinas. Todos os eventos serão realizados na Escola Estadual Santa Juliana, que fica na Rua José Pedro Borges, n° 266, no Centro, em Santa Juliana (MG). O espetáculo teatral Água à Vista é aberto ao público. As inscrições para as oficinas são gratuitas, porém limitadas, e podem ser feitas por e-mail através de [email protected].


Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
RICARDO BENTO GONCALVES
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.