16/06/2023 às 16h56min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h01min

Estudantes da São Judas participam de atividades no SUS que serão exibidas em Mostra de Práticas Médicas

Os trabalhos foram desenvolvidos por estudantes da São Judas Cubatão, em parceria com profissionais municipais de saúde

SALA DA NOTÍCIA São Judas
usjt.com.br

Dar visibilidade às atividades práticas que a Escolas de Medicina São Judas Cubatão da Inspirali, vertical da Ânima Educação, desenvolvem no Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos objetivos da Mostra Regional de Práticas Médicas no SUS, que acontece entre os dias 13 e 20 de junho. 

A Mostra será em formato on-line com apresentação dos trabalhos. Serão escolhidos os três melhores projetos desenvolvidos por cada Faculdade de Medicina durante as práticas médicas no SUS, ao longo do 1º semestre de 2023. A escolha dos projetos levados à Mostra é feita pelos professores da Unidade Curricular “Práticas Médicas no SUS” (PMSUS), considerando sua relevância e impacto social, uma oportunidade de tornar mais tangível o objetivo da universidade, que é articular ensino, pesquisa e extensão. O evento é ainda uma prévia para os estudantes que participarão do 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica - COBEM, que acontecerá em Fortaleza, no mês de outubro, com o tema “Integração Ensino-Serviço-Gestão e Comunidade para Transformar a Saúde”.

“Este é um encontro regional para compartilhamento de experiências e intervenções em saúde, consolidando aprendizagens, comunicação e sistematização de conhecimentos produzidos no processo de integração dos serviços com as universidades”, explica Flávia Abade, Diretora de Projetos Estratégicos da Inspirali. “Mensalmente são realizadas centenas de práticas e milhares de atendimentos nos cursos de Medicina da Inspirali que, em parceria com os serviços públicos, contribuem para a melhoria da saúde no Brasil, conforme as necessidades de cuidado de cada regional”, complementa.

A Mostra de Práticas Médicas no SUS está sendo organizada por regional e traz um panorama dos benefícios da parceria entre universidade e serviços de saúde em diferentes estados brasileiros. Em São Paulo, haverá trabalhos selecionados em três unidades da Universidade Anhembi Morumbi (Mooca, São José dos Campos e Piracicaba), além das práticas da Universidade São Judas Tadeu, de Cubatão. Em Minas Gerais, participam estudantes da Faseh e UNIBH. Em Santa Catarina, participam alunos da Unisul Pedra Branca e Tubarão. A maior participação de estudantes será na Regional Nordeste: Universidade Potiguar (RN), Universidade Salvador (BA), UNIFG (BA), campus Brumado e Guanambi, e AGES (BA), campus Irecê e Jacobina. A comissão avaliadora será composta por representantes da Inspirali e, ao final da Mostra, será selecionado o melhor projeto em cada regional, considerando a qualidade de sua produção e apresentação, bem como sua relevância social para a região.

“Guimarães Rosa, em ‘Grande Sertão: Veredas’, escreveu que o real não está no início nem no fim, mas no meio da travessia”, reflete Flávia Lemos. “O curso de Medicina pode ser visto como uma travessia, que apresenta inúmeras possibilidades de aprendizagem para aqueles que se dedicam a percorrer, não apenas o caminho previsto na matriz curricular, mas todo o currículo. A Inspirali oferece várias oportunidades de ‘travessia’ para o aluno que quer, mais do que cursar Medicina, tornar-se médico”, finaliza.

Sobre a São Judas

A São Judas integra o maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o Ecossistema Ânima de Educação. Com 52 anos de tradição, é uma das seis melhores universidades privadas do estado de São Paulo, segundo o Ministério de Educação (MEC), com nota 4 de 5 no Índice Geral de Cursos (IGC). Com 11 unidades localizadas na Capital e Grande São Paulo e mais de 130 cursos, a instituição combina qualidade e acessibilidade, tradição e inovação, com o uso de novas metodologias educacionais, laboratórios multidisciplinares de aprendizagem integrada e programas de desenvolvimento de competências socioemocionais. A São Judas também contribui para democratização do Ensino Superior ao oferecer cursos digitais com diversos pólos dentro e fora de São Paulo. Além disso, o aluno aprende na prática desde o primeiro dia de aula.

Sobre a Inspirali 

Criada em 2020, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos (graduação, pós-graduação e extensão) e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal e em importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG) e Jacobina (BA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado. 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.