24/05/2024 às 11h52min - Atualizada em 25/05/2024 às 00h01min

Firestone aumenta componentes sustentáveis nos pneus da Indy500

Tradicional prova do automobilismo chega a 108ª edição

HUMBERTO DOMICIANO
Divulgação

NASHVILLE, 24 de maio de 2024 – A Bridgestone Americas está mais uma vez demonstrando e acelerando o uso de materiais e tecnologias mais sustentáveis no automobilismo na 108ª Corrida da Indy500 deste ano, que será realizada no próximo domingo (26). 

Enquanto sua marca Firestone comemora 25 anos consecutivos como fornecedora exclusiva de pneus da NTT Indycar Series e das 500 Milhas de Indianápolis, a Bridgestone produziu o pneu de corrida Firestone Firehawk Indy500 que incorpora dois compostos provenientes do resíduo do processamento de óleo de palma. 

Os compostos de bioestireno e butadieno incluídos nos pneus de corrida deste ano são certificados pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC) pela transparência e rastreabilidade de matérias-primas sustentáveis em toda a cadeia de suprimentos. 

"Nossa herança de corridas com a Firestone remonta a mais de 100 anos até a primeira Indy 500, em 1911, e continuamos focados em ajudar a sustentar o esporte que amamos para as gerações futuras", pontua Cara Krstolic, Diretora Executiva de Engenharia e Produção de Pneus de Corrida da Bridgestone Américas. 

"As exigências das corridas também oferecem o desafio final para a nossa inovação. Ao provar que o mesmo desempenho premium pode ser entregue neste nível por meio de materiais e tecnologias mais sustentáveis, podemos trabalhar para estender esses esforços além do automobilismo em soluções que estão sendo projetadas para o futuro da mobilidade."

Ao todo, a equipe Firestone Race Tire Engineering e seus 60 colaboradores da equipe de produção produziram mais de 5.000 unidades para uso durante os treinos, classificação e corrida no Indianápolis Motor Speedway (IMS). O calendário foi cumprido ao longo do mês de maio.

 

Promovendo a sustentabilidade por meio do automobilismo

 

Usar os compostos de origem sustentável nos pneus de corrida Firestone Firehawk Indy 500 deste ano é o exemplo mais recente dos esforços da Bridgestone para provar e acelerar o uso de materiais e tecnologias sustentáveis por meio do automobilismo e da NTT Indycar Series.

Todos os pneus de corrida Firestone Firehawk para a NTT Indycar Series são fabricados no Advanced Tire Production Center (ATPC) da Bridgestone com certificação ISCC PLUS em Akron, Ohio. A instalação recebeu a certificação em 2022 por sua transparência e rastreabilidade de matérias-primas sustentáveis, incluindo borracha sintética de base biocircular. 

A Bridgestone mais uma vez atua em parceria com a Penske Truck Leasing e a IMS para transportar todos os pneus Firestone Firehawk Indy500 para a pista usando caminhões elétricos Freightliner eCascadia.

Fora da Indy500, a Bridgestone usa borracha natural derivada de guaíule nas paredes laterais dos pneus de corrida alternativos Firestone Firehawk feitos para corridas de rua da NTT Indycar Series. O guaíule é um arbusto do deserto cultivado nas instalações de pesquisa da Bridgestone no Arizona que está sendo explorado como uma fonte alternativa potencial de borracha natural.

A companhia continua a usar o automobilismo mundial como uma plataforma global de cocriação e um campo de provas para entregar os valores do Compromisso Bridgestone E8. Esse compromisso corporativo define oito áreas em que a empresa está focada em contribuir para um mundo mais sustentável.

As atividades de automobilismo da Bridgestone e da Firestone demonstram os valores E8 de emoção, energia e ecologia. Juntamente com iniciativas mais amplas em toda a empresa, esses esforços são projetados para ajudar a avançar a Bridgestone em direção às suas metas de alcançar a neutralidade de carbono e pneus feitos com materiais 100% renováveis e reciclados até 2050.


###
 

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

 
A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada pelo E8 Commitment e seus valores, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas, construindo um mundo mais sustentável para as futuras gerações.

 

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.


Bridgestone

Ana Quaresma – [email protected] - Tel: +55 11 96305-7962

 

Máquina 

Assessoria - [email protected]

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
HUMBERTO DOMICIANO DE PAULA
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.