23/05/2024 às 22h06min - Atualizada em 25/05/2024 às 00h00min

Novo single da Venuz transborda simbologias históricas e poéticas

Música faz referência ao poeta francês Charles Baudelaire e a venenos

JULIA OURIQUE
Venuz - Crédito: Daniella Barros
 

O riff da intro promete e anuncia: “Belladonna” é um single para dançar. O novo lançamento das cariocas da Venuz marca um período de desafios tanto para as integrantes como para as criações do grupo. O single e o lyric vídeo já estão disponíveis nas principais plataformas de streaming e no YouTube, respectivamente. 

 

Ouça “Belladonna”: https://onerpm.link/601207871166

Assista ao lyric video de “Belladonna”: https://www.youtube.com/watch?v=TgRPbOX2dcE

 

“Belladonna” trata dos revezes do amor e das diversas camadas do coração partido. A palavra remete ao nome da flor mais venenosa que existe, e a simbologia por trás da obra não se limita apenas ao título. A data de lançamento, 18/4, marca o dia do nascimento de Lucrécia Bórgia, conhecida pela lenda de ser uma assassina com feições angelicais que, em nome de sua família, envenenou homens renomados.

 

O destaque do novo trabalho é o refrão cantado em francês e a inspiração no poeta Charles Baudelaire, um dos precursores do simbolismo. Nesse trecho, há a citação do soneto “que diras-tu ce soir, pauvre âme solitaire?”, utilizado por se tratar de um amor tóxico. “A musa da canção é uma bela mulher que deixa a pessoa com quem se relaciona viciada e traumatizada”, explica Aila Dap, vocalista da banda.

 

Ela completa citando a relação entre o livro “Les Fleurs du mal”, de Baudelaire, e a letra da música: “Trata-se de um relacionamento homoafetivo entre duas mulheres, e é significativo o fato de a obra de Baudelaire ter sido processada pela afronta aos bons costumes devido à apologia ao relacionamento entre mulheres”.

 

A mescla de português com outros idiomas já foi utilizada pelas meninas anteriormente, como na canção “Te iubesc!, com trechos em romeno. Com “Belladonna”, porém, a mistura de idiomas foi mais desafiadora por conta do ritmo da música. Nas palavras de Aila: “Experimentamos um [ritmo] diferente até nas partes em português, com letras rápidas que se assemelham ao rap. Por esse motivo achamos interessante fazer um lyric vídeo”.

 

Conheça a Venuz

 

A banda Venuz é formada por quatro mulheres que se inspiram em ícones femininos durante sua trajetória. Juntas desde 2017, já são dezenas de shows realizados por todo o estado do Rio de Janeiro. Entre suas influências estão: The Pretty Reckless, The Runaways, Hole, Pitty, Vixen, Rita Lee e mais.

 

A ficha técnica de “Belladonna” traz Aila Dap como vocalista e compositora; Renata Vianna, guitarrista e arranjadora; Carolina Guterres, baixista e arranjadora; Juliana Valente, baterista e arranjadora; Francisco Patrício, produtor musical; e Marcelo Nathan, Videomaker

 

Acompanhe a Venuz nas redes sociais:

 

YouTube: https://www.youtube.com/bandavenuzoficial

Facebook: https://www.facebook.com/BandaVenuz/

Instagram: @bandavenuz 

Twitter: @bandavenuz

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
JULIA CAROLINA DO NASCIMENTO SANTOS
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.