20/05/2024 às 10h48min - Atualizada em 21/05/2024 às 00h01min

HMB realiza campanha de conscientização da lavagem das mãos

Higiene de mãos evita infecção hospitalar e é uma das 6 metas internacionais de segurança do paciente preconizadas pela Organização Mundial da Saúde

ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação
[email protected]
Divulgação/ IMED
O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) realizou uma campanha de conscientização sobre higiene de mãos voltada aos colaboradores que prestam assistência ao paciente. Nos dias 7, 8, 9 e 10 de maio teve palestra sobre a importância do procedimento para evitar infecções hospitalares com o microbiologista Maurício Miranda, atividades práticas com divulgação de resultado de testes de amostragem feitas com SWAB, além de blitz com distribuição de sabão líquido e demonstrações práticas da lavagem correta das mãos. Tudo para marcar a semana dedicada ao tema e lembrar a todos dos benefícios da higiene para a promoção da saúde.

A ação planejada pelo SCIRAS (Serviço de Controle de Infecção Relacionada a Assistência à Saúde) teve como slogam Mãos que curam, são mãos limpas e o objetivo de unir as pessoas em apoio à melhoria das práticas de higiene das mãos em cumprindo uma das metas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das mais eficazes e simples para garantir a segurança do paciente”, enfatiza Sandra Braz, enfermeira do SCIRAS do HMB.

Jeito certo

Existe comprovação científica de que higienizar as mãos evita a proliferação de bactérias e assim promove a saúde. Por isso, em ambientes hospitalares esse é um protocolo obrigatório em pelo menos 5 ocasiões: antes do contato com paciente, antes de procedimentos assépticos, após a exposição a fluidos corpóreos, após contato com o paciente e áreas próximas ao mesmo, e ao colocar e tirar as luvas usadas em procedimentos.

"Incentivar e instruir as equipes sobre a higienização correta faz toda a diferença para a segurança do paciente. Nossa responsabilidade é permanente e o cuidado frequente em todas as unidades assistenciais", explica Sandra. Responsável ora pela ação educativa, ora pela fiscalização ela ressalta que a cultura da higiene vai muito além da enfermaria e precisa ser tão comum que incentive pacientes e acompanhantes a assimilar os ensinamentos. "Todos nós, em todos os momentos, para nossa proteção, precisamos cuidar da lavagem correta das mãos", finaliza.

Bactérias

O cuidado com a higiene de mãos é uma das 6 metas internacionais de segurança do paciente e, quando realizada corretamente evita infecções graves. Das patogênicas, as contaminações provocadas pelas bactérias Acinetobacter Baumannii, Pseudomonas aeruginosa e Enterococcus faecalis são as mais graves e foram classificadas pela OMS no caráter de prioridade crítica.

"A forma mais simples, barata e eficaz de conter uma infecção hospitalar é cuidando corretamente da higiene de mãos. É muito importante que todos saibam que esse processo precisa ser feito rotineiramente", informa o biomédico e microbiologista Maurício Miranda, responsável pelas análises laboratoriais do HMB.

Unidades do IMED

Desde 2007, A OMS incentiva campanhas como as que o IMED realizou em todas as unidades hospitalares que gerencia. Embora o dia 5 de maio seja o Dia Mundial de Higienização das Mãos, ações educativas e blitz de conscientização são comuns durante todo o ano como parte do trabalho de prevenção e qualidade.

SOBRE O IMED

Criado em 2013, o Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED) é uma entidade privada, sem fins lucrativos, que presta serviços na área de saúde. Desde novembro de 2023, faz a gestão do Hospital Municipal da Brasilândia (HMB), em São Paulo, além do Hospital Estadual de Trindade (HETRIN), do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN) e do Hospital Estadual de Formosa (HEF), em Goiás. A organização é comprometida com o bem-estar dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades, promovendo gestões eficientes, uso racional de recursos, investimentos em tecnologia e valorização de seus recursos humanos.


Assessoria de Comunicação do HMB

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
ECCO Escritorio de Consultoria em Comunicação Ltda
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.