20/05/2024 às 16h18min - Atualizada em 21/05/2024 às 00h00min

Owens-Illinois destaca iniciativas sustentáveis para reutilização do caco de vidro na produção de novas embalagens

A meta da empresa é atingir, até 2030, 50% de uso de cacos para a fabricação de novas embalagens de vidro

CíNTIA BECHIOLLI
Crédito: Divulgação/ANCAT
A Owens-Illinois (O-I), líder mundial na fabricação de embalagens de vidro, reforça seu compromisso com iniciativas sustentáveis para reuso e reciclagem de embalagens de vidro pós-consumo, colaborando assim para uma economia circular. A companhia tem estabelecido diversas parcerias para ampliar a coleta de vidros em diversas regiões do país e reciclá-los. Sua meta é atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030.

“Nesse ciclo, também é importante orientar o consumidor para o descarte correto das embalagens de vidro, que deve ser feito em pontos de entrega voluntários ou em locais com coleta seletiva. Assim, esses materiais pós-consumo serão quebrados e armazenados de forma segura por empresas ou cooperativas que garantam a destinação dos cacos a indústrias fabricantes e recicladoras, como a O-I, e que podem efetivamente retorná-los ao mercado”, ressalta Alexandre Macário, gerente do Departamento de Economia Circular da O-I.

No Brasil, a indústria ainda enfrenta diversos desafios para realizar a reciclagem de vidro, principalmente pela necessidade de separação, processo de coleta, manuseio e transporte, além dos custos logísticos. “Ao dar o correto destino para as embalagens de vidro, esses resíduos deixam de ter como destino os aterros sanitários e retornam ao ciclo de produção”, complementa Macário.

Veja abaixo alguns exemplos de iniciativas desenvolvidas pela O-I para fomentar a reciclagem de vidro no Brasil.
1.Coleta de Vidro durante o Show da Madonna
A mais recente ação para coleta de embalagens de vidro aconteceu em parceria com 11 cooperativas – Reciclando para Viver, Recicla Mais, Cooper Rio Oeste, Coopgenesis, Cooperpedra, Coop Beija-Flor, Coopebambú, Coopideal, Coopegericino, Coopquitungo e Coopama - nas imediações da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Coordenadas pela Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), as organizações ligadas ao Movimento Nacional dos Catadores (MNCR) coletaram 1,5 tonelada de vidros, posteriormente destinados à O-I para que sejam reaproveitados no ciclo de produção de novas garrafas e vasilhames de vidro. No total, foram 58 catadores e 93 catadoras trabalhando durante todo o evento, recolhendo o material que a população descartava, antes de entrar para o show, ambiente no qual não eram permitidas bebidas em garrafas de vidro.

2.Programa Volte Sempre
Em parceria com a Heineken e o Grupo Seiva, a O-I realiza, por meio do Programa Volte Sempre, a instalação de máquinas trituradoras de vidros adaptadas às necessidades específicas de bares e restaurantes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Com o projeto, estão sendo instaladas 143 máquinas trituradoras, nas quais o vidro de todos os tipos de garrafas é triturado e escoado para bombonas com capacidade para armazenar até 400 garrafas trituradas. Após esse processo, o material é recolhido de forma segura e limpa, e levado por caminhões até as fábricas da O-I. O plano de expansão prevê a instalação de 763 máquinas até 2025. A estimativa é coletar 115 mil toneladas de vidro, com uma redução de 61.118 toneladas de CO2 lançadas na atmosfera no período de 5 anos. Informações disponíveis em https://www.programavoltesempre.com.br/

3.Coletando
A O-I, em parceria com a startup Coletando, instalou ponto de coleta nas proximidades de sua fábrica em Ermelino Matarazzo, em São Paulo, e outro no Rio de Janeiro, próximo a sua fábrica na comunidade do Jacaré. Com isso, a população dessas áreas descarta as embalagens de vidro pós-consumo limpas e separadas por tipo. A Coletando paga pelo material ao consumidor em forma de cashback e a O-I faz a reciclagem. Mais informações estão disponíveis em https://coletando.eco.br.

4.Instituto Recicleiros
Outra iniciativa da O-I acontece em conjunto com o Instituto Recicleiros, permitindo que as embalagens de vidro pós-consumo processadas nas 14 unidades de triagem do Programa Recicleiros Cidades, espalhadas nas cinco regiões do Brasil, possam ser recicladas e transformadas em novas embalagens de vidro. Desde o início da parceria, em agosto de 2023, já foram recolhidas e recicladas cerca de 1.000 toneladas embalagens de vidro pós-consumo. Informações disponíveis em https://recicleiros.org.br/

5.Coopernova Cotia Recicla
Outra parceira da O-I é com a Coopernova Cotia Recicla. A empresa doou um triciclo para a entidade, para auxiliar na coleta das embalagens de vidro nas regiões de Cotia, Granja Viana e Vargem Grande, em São Paulo. Informações disponíveis em https://www.coopernovacotiarecicla.com/

6.Grandes eventos
Em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana da cidade de São Paulo, a Startup Grupo Seiva, a ONG Pimp My Carroça e a Cooperativa de Trabalho Rainha da Reciclagem, a O-I realizou duas ações no entorno do Estádio do Morumbi, em São Paulo, em dias de jogos de futebol. Com as iniciativas, foram arrecadadas quase 4 toneladas de embalagens de vidro, que foram trituradas e direcionadas para a fábrica da O-I, em São Paulo, na qual foram transformadas em novas garrafas para retornar ao mercado. Informações disponíveis em https://gruposeiva.eco.br/

Para quem tiver interesse em vender as embalagens de vidro pós-consumo diretamente para a O-I ou apresentar algum projeto para possível parceria que possa contribuir com a reciclagem de vidro, basta enviar um e-mail para: [email protected].

Sustentabilidade

O vidro é um material 100% reciclável que pode ser transformado em novas embalagens infinitas vezes, sem perdas. A cada seis toneladas de vidro reciclado, deixa-se de emitir, em média, uma tonelada de dióxido de carbono (CO2), o que corresponde a um crédito de carbono acumulado pelo conceito de crédito de carbono que surgiu no Protocolo de Quioto. E a cada tonelada de vidro reciclado, deixam de ser ocupados 0,8 mem aterros para resíduos sólidos. Além disso, cada tonelada do material reciclado evita a extração de 1,2 tonelada de matérias-primas virgens, como areia, calcário e barrilha.


Sobre a O-I
Na O-I Glass, Inc. (NYSE: OI), nós amamos o vidro e temos orgulho de ser líderes na produção de garrafas e potes de vidro em todo o mundo. O vidro não é apenas bonito, é também puro, saudável e totalmente reciclável, tornando-o o material de embalagem rígida mais sustentável. Com sede em Perrysburg, Ohio (EUA), a O-I é a parceira preferida de muitas das marcas líderes de alimentos e bebidas do mundo. Nós inovamos de acordo com as necessidades dos clientes para criar embalagens icônicas que constroem marcas em todo o mundo. Liderada por nossa equipe diversa de aproximadamente 24.000 pessoas em 69 fábricas em 19 países, a O-I alcançou receitas de US$ 6,9 bilhões em 2022.
Saiba mais sobre nós: o-i.com / Facebook / Twitter Instagram LinkedIn.

Notícia distribuída pela saladanoticia.com.br. A Plataforma e Veículo não são responsáveis pelo conteúdo publicado, estes são assumidos pelo Autor(a):
Cintia Bechiolli
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.