16/06/2023 às 19h45min - Atualizada em 17/06/2023 às 00h00min

Academia em casa: comportamento que veio com a pandemia, ganha ainda mais força

De acordo com levantamento realizado pela Netshoes, no primeiro semestre de 2020, a procura por itens para se exercitar em casa aumentou em 2.500%

SALA DA NOTÍCIA Bruno Rodrigues
Freepik.

Com o surgimento da pandemia de Covid-19, muitas pessoas foram obrigadas a se adaptar às restrições de acesso às academias e migraram para uma busca de alternativas, visando manter uma rotina de exercícios físicos. 

 

Como resultado disso, a academia em casa se tornou uma opção bastante popular, especialmente por proporcionar conveniência e flexibilidade na preservação da saúde e da forma física. 

 

O aumento significativo na procura por equipamentos de ginástica para uso doméstico, como elípticos, esteiras, bicicletas ergométricas e pesos, colaborou com o crescimento duradouro da academia em casa como uma tendência. De acordo com levantamento realizado pela Netshoes, no primeiro semestre de 2020, a procura por itens para se exercitar em casa aumentou em 2.500%.

 

Outro estudo, agora realizado pelo YouTube em parceria com o Portal F5, revelou que os brasileiros estavam entre os cinco povos que mais buscaram por atividades de condicionamento físico em casa, no período de 2020 a 2021. 

 

Assim, é possível atribuir esse crescimento pelas vantagens que os treinos residenciais oferecem, como a eliminação o tempo de deslocamento, respeitando a disponibilidade de tempo de cada pessoa. A prática também permite uma adaptação dos exercícios de acordo com as preferências individuais, criando, assim, uma rotina personalizada.

 

E, falando em rotina personalizada, a internet se destaca neste cenário com o papel fundamental de fornecer acesso a uma variedade de recursos e plataformas com aplicativos de treino, aulas virtuais e vídeos instrucionais.

 

É muito comum, por exemplo, encontrar perfis que oferecem orientações profissionais, diversidade de opções de treino para os aparelhos de casa e até a oportunidade de interagir com uma comunidade no meio digital.

 

Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre ter uma academia em casa, incluindo os benefícios em comparação com as academias convencionais e como adaptar os treinos em casa para diferentes objetivos. Acompanhe!

Benefícios de ter uma academia em casa

Apostar em uma academia em casa oferece, principalmente, benefícios financeiros a longo prazo. Apesar do investimento necessário nos equipamentos, é possível economizar com deslocamento e mensalidade de academias. 

 

Assim, ter uma academia em casa surge como uma alternativa acessível para uma rotina de exercícios. Sem falar que os treinos residenciais garantem uma autonomia maior na escolha dos exercícios, ritmo e intensidade, uma vez que a privacidade se une ao conforto do ambiente e permite que a pessoa faça suas atividades físicas sem preocupações. No entanto, é válido ressaltar a importância de um acompanhamento profissional, ainda que seja à distância, para garantir bons resultados e segurança durante os treinos.

Equipamentos básicos para montar uma academia em casa

Montar uma academia em casa não exige, necessariamente, uma grande variedade de equipamentos. Na verdade, existem alguns itens básicos que atendem a maioria dos tipos de treinos físicos. Listamos os principais nos tópicos abaixo.

1. Tapete 

É ideal para realizar exercícios no chão como abdominais, flexões e alongamentos. O item é essencial para não deixar que os membros do corpo ou a região da lombar fique em contato direto com o chão.

2. Halteres

Um par de halteres ou pesos livres costuma ser útil para o treinamento de força. Para quem está começando a rotina de treinos, o ideal é investir em equipamentos de 2kg ou 3kg.

 

Além disso, é possível escolher entre os halteres de ferro fundido e os emborrachados. Na prática, os emborrachados não danificam o piso caso caiam no chão.

3. Faixas elásticas

Por serem muito versáteis, as faixas elásticas podem ser usadas tanto para treino de força quanto para alongamentos. São itens versáteis, encontrados em diversas espessuras e para diferentes níveis de resistência. 

4. Esteira 

Para quem gosta de exercícios cardiovasculares, a esteira é uma ótima opção. A caminhada no aparelho auxilia na manutenção da frequência cardíaca, no controle de peso, melhora a circulação sanguínea, amplia a capacidade pulmonar, tonifica os músculos e melhora o humor, já que estimula a liberação de endorfina.

5. Elíptico

Além da esteira, o elíptico é outro equipamento popular que combina movimentos de caminhada, corrida e escada, proporcionando um exercício cardiovascular eficaz. O aparelho oferece a possibilidade de controlar a velocidade, distância, calorias e tempo, além dos níveis de resistência.

 

Dicas para manter a motivação e consistência nos treinos em casa

Manter a motivação e consistência na academia já é difícil, em casa pode ser ainda mais desafiador. Por isso, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se manter motivado na hora de praticar exercícios e atividades físicas.

 
  • Estabeleça metas claras;

  • Crie um cronograma;

  • Varie seus treinos;

  • Encontre um parceiro de treino;

  • Acompanhe o seu progresso;

  • Explore recursos on-line;

  • Celebre as conquistas;

  • Mantenha-se positivo e flexível.

Como adaptar os treinos em casa para diferentes objetivos?

Existem diversos tipos de treinos em casa que variam de acordo com os seus objetivos. Pode ser que você faça parte do grupo de pessoas que quer apenas perder peso, ou ganhar massa muscular. E também pode ser que você esteja em busca de melhorias no condicionamento físico.

 

Sendo assim, é importante ajustar e seguir algumas diretrizes gerais para cada objetivo. Veja mais detalhes a seguir! 

Perda de peso

Para quem busca a perda de peso, o ideal é priorizar exercícios cardiovasculares, como os feitos no elíptico, por exemplo, que aumentam a frequência cardíaca. Você ainda pode incluir pulo de corda, burpees e um pouco de treino de força visando a preservação da massa muscular.

 

Também é válido usar pesos livres, faixas e outros exercícios com o peso do corpo para acelerar o metabolismo. Com a combinação desses exercícios, é possível obter a queima de calorias de forma mais eficiente. 

Ganho de massa muscular

Para quem busca o ganho de massa muscular, o ideal é realizar exercícios de musculação que estejam focados nos principais grupos musculares. Dessa forma, é recomendado usar pesos livres, faixas com resistência adequada e até halteres. 

 

Execute exercícios compostos como agachamentos, supino e remada. Você ainda pode apostar em séries e repetições com pesos desafiadores visando o crescimento muscular. Mas não esqueça do tempo de descanso e recuperação entre os treinos! 

Melhoria do condicionamento físico

Se você está em busca de melhorias para o condicionamento físico, o ideal é seguir com exercícios cardiovasculares. Você pode começar aquecendo por cinco minutos no elíptico e ir aumentando a velocidade em intensidade moderada pelos dez minutos seguintes, por exemplo. E terminar com um resfriamento de cinco minutos.

 

Mas, claro, a depender da sua capacidade, é possível alterar os níveis de intensidade e o tipo de exercício. Dança, pedalar em bicicleta ergométrica, pular corda e corrida são ótimas opções de atividades para serem realizadas em casa

 

Apesar das nossas dicas, é ideal lembrar que qualquer que seja o lugar que você escolher para continuar a treinar, é imprescindível aliar com uma alimentação equilibrada para alcançar os resultados desejados. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://jornalamanhecer.com.br/.